segunda-feira, 21 de maio de 2012

San Francisco

Em Maio de 2010 resolvi fazer um curso nos Estados Unidos para aperfeiçoar meu inglês.

Pela 1a. vez, decidi tirar 30 dias de férias e fazer uma 'mega' viagem pelos Estados Unidos, pois além do curso, pensei em fazer turismo também.

Cogitei alguns locais para estudar como: Seattle, Chicago e New York.

No início do planejamento, uma amiga da faculdade decidiu ir comigo e aí ela sugeriu a California.

Pois bem, na California, decidimos ir para San Francisco. Pesquisando com as agencias de intercambio: escolhemos o curso, definimos quanto tempo iríamos estudar e onde ficaríamos hospedadas.

Para fazermos turismo, a minha ideia foi New York, pois queria muito conhecer e achei uma boa oportunidade, aproveitando que já estava em solo americano.

Então, a viagem foi dividida em 2 etapas: 22 dias em San Francisco e 10 dias em New York.

A viagem para San Francisco foi bem cansativa. Como não tem voo direto, fizemos escala em Miami e chegamos super cansadas no nosso destino.

Ao chegar na cidade, tivemos uma surpresa ruim ao descobrirmos que nossa residencia não era a mesma que tínhamos fechado com a agencia. A agencia nos trocou de residencia na última hora!

Bem, o ruim disso tudo foi ter que andar arrastando mala, depois de 16hs de voo ("mortas" de cansada), pelas ladeiras de San Francisco. A residencia era similar a outra, então não perdemos nada!

Na residencia estudantil compartilhamos banheiro com mais 1 quarto e tínhamos direito a café da manhã. Nós demos sorte, pois o outro quarto tinha uma pessoa tranquila e limpa....e, por isso, não foi problema dividir o banheiro.

Achei muito legal ter um telefone público dentro da residencia. Era prático e privado. Conseguia ligar para casa a qualquer hora...

Nós ficamos instaladas no bairro de Nob Hill. Muito bom! Tranquilo e bem "clean"...
As instalações do curso ficavam bem próximas a nossa residencia, em torno de 4 quadras...bem pertinho!
Para mim, os melhores bairros de San Francisco são: North Beach, Nob Hill e Russian Hill.

O curso, Embassy Ces, foi bem legal....conheci muitos sul-coreanos, turcos, tailandeses e até uma colombiana. Os professores eram ótimos! Pensei que fosse passar dificuldades com o idioma, não fosse conseguir me 'virar' e, no final, foi tranquilo!!! Ou seja, foi uma experiência maravilhosa e que recomendo a todos...

Com o pessoal da escola, fomos assistir a um jogo de baseball no AT&T Park...o clima no estádio é bem legal, muito família...comi o melhor cachorro quente da minha vida no estádio. Os jogos costumam ser às sextas-feiras.


Almoçava no delicioso supermercado Whole Foods - tinha umas sopas maravilhosas e tudo era orgânico!! - ou em algum restaurante japonês próximo ao curso. A comida japonesa lá é muito gostosa e tudo muito fresco!!!

Certa noite, compramos um vinho, chilli com nachos e jantamos no quarto...foi bom demais!!! Demos muitas gargalhadas....
Sonhava em inglês, falava (dormindo) em inglês....(risos) Que maravilha!

Quando o curso terminou, eu fiquei bem triste, pois a experiência estava sendo tão boa, que eu queria mais e mais!!
*Para quem tem disponibilidade e situação financeira: vivam um tempo fora do país! Aproveitem, é uma experiência maravilhosa e que vale muito a pena! Falo isso, porque não aproveitei...deixei passar o tempo e agora não dava mais para 'jogar' tudo para o alto e, simplesmente, não voltar.

Enfim, a vida é uma só...aproveitem o momento para usufruir de tudo que vale a pena! Não deixe o medo ou a insegurança impedir que vivam uma experiência como esta.

Voltando a viagem, em San Francisco, aproveitei os momentos livres para conhecer a cidade:

a. andei de Cable Car (famoso bondinho que sobe e desce as ladeiras da cidade).
*O Cable Car da Powell Street é o melhor. Ele passa pela Union Square e vai até Fishermans Warf.

b. visitei a famosa rua cheia de curvas chamada 'Crossheads Street' (muito legal para tirar fotos);

c. fui ao cinema assistir "Robin Wood" com Russell Crowe (adorei!);

d. andei muito por Fisherman's Wharf onde fica o famoso Pier 39;

e. comi em alguns lugares bons como: Crab House (vide foto abaixo) e Ghirardelli. Que delícia!


Tiramos uma tarde para curtir e conhecer mais a cidade: andamos pelo Financial District, Embarcadero e, claro, aproveitamos para fazer umas comprinhas em algumas lojas.

Na Union Square ficam todas as lojas que vocês quiserem: Nike, Levis, Macys, Century 21, Ferrari, ... e também um shopping que tem até cinema.

Visitamos 2 parques:
- Lincoln Park: onde existe um museu e campo de Golf.
- Golden Gate Park: lá você pode visitar o Conservatório de Flores, Jardim Japonês e tem mais 2 museus. Muito grande - lindo demais!!!

Transporte
- As linhas de ônibus são poucas e muito eficientes....a tarifa é US$ 2,00 e você pode utilizar o bilhete por até 2 horas.
Obs.: Como o bilhete possui apenas a data do dia e não o horário, não há controle de utilização do bilhete pelo horário e sim pelo dia.

Passeios
Fui até o presidio de Alcatraz. O local é meio estranho, mas a vista da cidade de San Fracisco de lá, é demais!!! Muitas fotos legais!!


Alugamos bicicleta (no Pier 41 ou 43 - não me recordo agora) para atravessar a Golden Gate Bridge.

Fomos em um grupo de 6 pessoas...lembro que estava muito frio!!! Um vento que quase me carregava e que 'congelava' meu nariz!!! E a 'louca' parando para tirar fotos e fotos!! (risos)

Ao final da ponte, chegamos até uma cidade chamada Sausalito. Esta cidade é bem pequena, muito fofa! Voltamos de barco para San Francisco.
*Se quiser visitar Sausalito, sem ir de bicicleta, pode ir de Ferry Boat.


Aproveitamos os finais de semana para fazer passeios de 1 dia.
Fomos ao norte e visitamos Sonoma e Napa Valley (região de vinícolas). Visitamos algumas vinícolas e degustamos alguns vinhos. Muito bom!!! Para variar, tirei muitas fotos! O lugar é lindo!


Depois fomos ao sul para conhecer duas cidades: Monterey e Carmel.

São duas cidades pequenas e bem charmosas. Nunca vi tantos campos de golf! Eram condomínios e mais condomínios com seus moradores praticando o esporte.- Monterey é uma cidade de praia e existe um aquário bem legal, mas não cheguei a visitar. Me arrependi de não ter ido!
- Em Carmel existem muitas lojas de artes e lembro que, na época, tinha uma feira de artesanato e pintura.
O tempo estava nublado, mas aproveitamos mesmo assim!
*No meio do caminho, fizemos uma parada para fotos e encontrei este esquilinho gracioso (vide abaixo).


Antes de encerrar, não poderia deixar de comentar sobre 2 pessoas que conhecemos lá e que adorei fazer amizade: Paula e Ben. Ela brasileira (baiana) e ele canadense.
Na época, ela trabalhava na recepção da residencia e estudava...ficava horas conversando com ela e fizemos o passeio de bicicleta na Golden Gate com eles.
Ele estava na cidade a negócios....eles começaram a namorar e hoje estão casados e vivendo no Canadá.
Casal lindo!!!
Espero um dia poder visita-los no Canadá....um destino ainda desconhecido para mim!

Viver em San Francisco, foi uma experiência 'ímpar', ainda mais que eu possuía muita insegurança no idioma e esta viagem me ajudou muito.

Partimos de San Francisco, rumo a New York....(próximo post)

6 comentários:

  1. Oi Vivi, tenho curtido suas stories desde que recebi seu email sobre seu blog. E, estava me perguntando "onde esta a estória sobre a viagem a SF", e hoje encontrei!
    Ben e eu estamos muito felizes e agradecemos por mencionar sobre nos dois no seu blog. Eu leio seu blog sobre suas viagens e traduzo para o Ben :+)
    Hoje, agente esta aqui em Toronto, ON e ja estamos nos preparando para voltar a Montreal. Toronto eh uma cidade maravilhosa e te aconselho a visitar qd tiver uma chance de visitar o Canada. Agente aproveitou e foi conhecer a Niagara Falls e tivemos uma experiencia maravilhosa no barco e tambem no helicoptero :+)
    Se voce tiver planos em visitar Montreal, let me know and we can receive you in our home (if we will be not outside CAN) :+)
    Bjos e fica com Deus
    Estarei sempre acompanhando seu blog
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha,
      adorei saber que você está gostando...obrigada pelo retorno e pelo carinho!

      E sobre ir visitar vocês....com certeza....quero muito ver vocês e de 'quebra' conhecer o Canadá!

      Tenho que planejar!!!

      Bjos nos dois!! :-)

      Excluir
  2. Vivi,

    é maravilhoso lembrar os pormenores desta viagem que fizemos juntas e, tenho certeza, foi a primeira de muitas outras!! Como o meu coração ficou quentinho de lembrar dessas meiguices nossas... Muito bom saber que a Paula está feliz e pudemos presenciar o início de um grande amor!!!

    Te amo, amiga. Denise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida,
      não tenho palavras para agradecer sua companhia nesta viagem...realmente, foi muito especial tudo que vivemos lá!

      Agora, seguir com nossos planos e novas aventuras... :)

      Bjos.

      Excluir
  3. Oi Vivi! Legal seu post! Quando li o seu post comecei a lembrar do meu tempo em San Francisco durante o meu programa de intercâmbio nos Estados Unidos! Eu tb fiz um programa de intercâmbio fazendo uma parte do curso de inglês em Nova Iorque e a outra parte do curso de inglês em San Francisco e adorei essas duas cidades.

    Eu estudei na escola de idiomas Sprachcaffe pq oferecia este tipo de modalidade de curso pois eu tb estava muito indeciso sobre qual destino tomar um curso de inglês. Eu melhorei muito meu inglês através da vivência e do meu curso de inglês todos os dias, e além disso essas 2 cidades são fantásticas. Eu recomendo uma viagem a essas 2 cidades pq são maravilhosas como também a escola de idioma e o link está logo abaixo.

    http://www.sprachcaffe.com/portugues/adultos-aprenda-ingles/eua.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do meu post.
      Sempre quis descrever minha experiencia para outras pessoas...realmente, viver em outro país é uma experiencia incrível!
      Abs, V.

      Excluir

Fernando de Noronha - PE

Ai, ai, .... finalmente chegou o dia de conhecer o paraíso!!! Férias, sua linda, seja bem vinda, trazendo no roteiro o grande paraíso...