sexta-feira, 18 de maio de 2012

França

Esta viagem foi a mais bela que já fiz....foi completamente idealizada e planejada por mim!
O mais incrível foi que tudo aconteceu 100% conforme planejado...foi D+!!!!

Com 20 dias de férias, planejei uma viagem de 14 dias pela França em Outubro/2009.
A viagem começou pela Riviera Francesa, sul da França, e terminou em Paris.

Pegamos um voo para Nice com escala em Paris. Tudo tranquilo!
Chegando em Nice, lindo balneário no sul da França, fomos andar para conhecer um pouco da cidade.

De cara, chegando na praia, fiquei maravilhada com a cor do mar Mediterraneo...que azul era aquele???!!! De encher os olhos de tanta beleza...só existe areia em pequenas faixas e o resto são pedrinhas. O mar é que dá o 'tom' a praia.



Já estávamos no meio da tarde....tiramos muitas fotos.....subimos no mirante e tivemos a visão de toda cidade: prédios, casas, praia, marina com seus barcos imponentes. A cidade é um charme!


Almoçamos ali por perto...comi uma pasta apimentadíssima e continuamos a desbravar a cidade: caminhando, caminhando, caminhando....

No dia seguinte (meu aniversário), seguindo o roteiro planejado, pegamos um trem e fomos para Cannes.
Chegando em Cannes, dia lindo, alugamos um carro, um lindo Clio - designer completamente diferente do carro comercializado no Brasil - e fomos direto para Aix en Provence.
Que delícia dirigir naquela estrada! Como as pessoas são educadas no transito...só utilizam a faixa da esquerda para ultrapassar e, logo, retornam a faixa da direita. A paisagem é bem diferente...

Aix en Provence é uma cidadezinha bem pequena, tranquila...tivemos que procurar um hotel, pois não tínhamos fechado nenhum antes de sair do Brasil. Não foi erro no planejamento, pois esta cidade foi encaixada na última hora no roteiro - indicação de um querido amigo que havia morado 4 anos na França e conhecia muito bem os locais charmosos daquele país.

Bem, andamos um pouco e encontramos um hotel simples e de acordo com as nossas necessidades, pois só iríamos dormir apenas uma noite. Depois que fechamos o hotel, fomos ao centro da cidade. Andamos, tiramos fotos e almoçamos em um restaurante gostoso.

A noite, muito frio......fomos jantar para comemorar meu aniversário. O mais difícil foi encontrar um lugar legal, pois afinal não conhecíamos nada....quando encontramos, não foi fácil encontrar vaga para estacionar o carro...após estacionar, andando para o restaurante, recebo um 'presente' dos "céus": um pássaro faz coco na minha cabeça...(risos)
Imagina...toda arrumada, cabelo escovado, e acontece isso?!
A princípio, fiquei bem chateada...entrei no restaurante e fui direto ao banheiro para limpar o cabelo...(risos)

Passado o incidente, relaxei e aproveitamos o jantar...o lugar era muito bonito, charmoso (como toda cidade) e o atendimento excelente. Os garçons eram muito engraçados! Ao final do jantar, eles trouxeram um petit gateau com uma velinha e cantaram PARABÉNS em francês para mim...foi lindo!! Nunca mais esquecerei...foi especial!



No dia seguinte, voltando para Cannes, resolvemos dar uma passada em Saint Tropez.



Ah, Saint Tropez... charmosíssima com sua marina 'rica' em barcos glamurosos...(risos) A cidade é bem pacata.
Estacionamos o carro, andamos pela praça...decidimos experimentar a 'famosa' baguete recheada que é vendida nas lojinhas parisienses. Nossa, não recomendo mesmo....é tão dura, que minha boca ficou dolorida de tanto esforço que fiz para mastigar aquele pão. Não é brincadeira: se der na cara de alguém, mata!!! (risos)
Caminhamos pela marina, as lojas famosas...tomamos um delicioso sorvete...e seguimos viagem para Cannes.
Ah, não posso deixar de mencionar a experiência com o banheiro público...você paga (não me lembro quanto, mas foram centavos) e é SURREAL....a sensação que você entra em um buraco negro....não dá nem para descrever, só mostrando foto...(vide fotos abaixo). A pessoa não tem como sentar e ainda a água jorra atrás de você, é bizarro!!! (risos)
*Minha amiga pagou, entrou e saiu correndo!!!! (gargalhadas) Não posso nem lembrar, foi engraçado demais!!!
1a. foto = vaso sanitário

2a. foto = pia



Em Cannes, devolvemos o carro e aproveitamos para conhecer um pouco a cidade durante o dia.
Que balneário delicioso!


A noite, encontramos um bar/restaurante muito animado com DJ e paramos para jantar lá. Lembro que o drink que tomei era imenso...
O DJ muito simpático, nos chamou para irmos a uma balada com ele, porém não pudemos aceitar, pois no dia seguinte tínhamos que acordar muito cedo para voltarmos a Nice.

Após o jantar, caminhando para o hotel, passamos pela orla onde fica o casino, várias lojas famosas (estou ficando repetitiva com o termo "famosas", mas a realidade lá é essa mesmo gente!) e também o teatro onde acontece o Festival de Cinema de Cannes.
Adorei a noite e a cidade é um encanto!!

De Nice, pegamos um trem e fomos a cidade de Grasse que fica situada no Vale dos Perfumes. Após descermos do trem, andamos muito (subindo ladeira) até chegarmos a fábrica de perfumes. Visitamos a fábrica, conhecendo todo o processo de fabricação, as materias primas utilizadas....bem legal!
Após a visitação, andamos mais um pouco pela cidade e paramos para comer um crepe na rua.
Lá é muito comum as barraquinhas de crepe. E são bem gostosos!! Experimentem...

Ao final do dia, retornamos a Nice e fomos ao hotel para descansar um pouco.

Na manhã seguinte, levantamos cedo e saímos para alugar um novo carro. Desta vez, alugamos um Citroen C5...caramba, que carro!!! De carro 'novo', fomos para Mônaco. Mais uma vez foi gostoso demais dirigir pela estrada e depois pelos túneis e ruas de Mônaco.
*Ao passar pelo pedágio, tive que adivinhar onde colocar o dinheiro. Quase passei sem pagar...que 'mico'!!



Decididas a ir a praia, a temperatura estava em torno de 24o.C em Monte Carlo, conseguimos 'pegar' uma prainha em Monte Carlo Beach...parecia sonho...sem comentários!! Deitada na espreguiçadeira, lendo o jornal 'Le Figaro'...(risos)...não faltava mais nada, não é?!
Almoçamos por ali mesmo e, após, caminhamos pela orla para aproveitar o resto da tarde.



No final do dia retornamos a Nice, tivemos tempo para curtir a noite, finalizando com um sorvete maravilhoso na mega loja da Haangen Daz...hummmm!

Após curtir este balneário maravilhoso, pegamos o voo rumo a Paris.

Em Paris, 8 dias de andanças e muitos pontos turísticos....nossa, não pensei que fosse ser tão cansativo!
Com mapa na mão, andamos por tudo (tudo mesmo) e de metrô. O metrô de lá é muito cheio, porém maravilhoso!! Ele interliga toda cidade de Paris!
*Ah, cheio de escadas!!!


Aproveitamos demais os dias, saíamos muito cedo do hotel e voltávamos muito tarde....não fizemos noitada lá. Por opção, queríamos aproveitar muito a cidade e a noitada iria comprometer nosso dia seguinte.

Durante o dia parávamos para tomar um café, chocolate quente...do jeito que eu gosto, vivendo o dia a dia da cidade! Quanto prazer!

A seguir, algumas recomendações e dicas da cidade.

Recomendo
- Torre Eiffel
- Basílica de Sacré Coeur de Montmartre
- Catedral de Notre-Dame
- Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
- Museu do Louvre
- Museu D'Orsay
- Chateau de Versailles
- Jardim de Luxemburgo
- Jardim das Tuileries
- Jardim do Trocadero
- Galerie Lafayette
Opera Garnier
- Arco do Triunfo
- Champs-Élysées

Dicas
- Visita a Torre Eiffel: para não esperar muito na fila, sugiro ir pela manhã e chegar bem cedo. Fiz isso e esperei apenas 30 min.

Arco do Triunfo: situado no alto da Champs-Élysées, tem uma vista linda!

- Basílica de Sacré Coeur: é uma escadaria enorme e se quiser visitar a crypta tem que pagar (5 euros) e são mais 200 degraus.

- Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa: fica escondida numa ruazinha de Paris - rue du Bac, número 140. É bem pequena, encantadora e tem uma história linda! Vale a pena a visita!

- Catedral de Notre-Dame: bonita e muito cheia. Muito comércio dentro da catedral - não gostei desta parte!

- Museu do Louvre: este museu é realmente especial! Ele é lindo demais! Lembro bem quando ia chegando e o avistei pela primeira vez: foi uma emoção muito grande! Não acreditei que estava lá, frente a frente com aquela pirâmide que só conhecia pela TV. Já estava no final da viagem e muito cansada, mas fiz questão de andar por todos os ambientes. O mais bonito para mim foi a parte das esculturas gregas em um lugar charmoso, cheio de árvores e luminosidade do dia. Vale muito a pena!!!

- Museu D'Orsay: é bem diferente e muito legal!

- Chateau de Versailles: dá para ir de metrô. É um palácio muito rico em suas exposições. Além do jardim que é um espetáculo a parte. Maravilhoso!!! Tem um trenzinho que percorre vários pontos no jardim. Acabei visitando o palácio em um dia de chuva, mas mesmo assim tirei fotos lindas e foi maravilhoso!

- Jardim de Luxemburgo: simplesmente DEMAIS!!! As fotos que tirei neste jardim não tem preço!!! (risos) Aproveitei a visita para relaxar, aproveitar o dia!! Imperdível!

- Jardim das Tuileries: é o jardim em frente ao Museu do Louvre.

- Jardim do Trocadero: este é o jardim onde fica a Torre Eiffel. As fotos ficam maravilhosas!

- Opera Garnier: o teatro fica quase em frente a Galeria Lafayette. É lindíssimo! Vale a pena conhecer!!

Utilidades
- Os franceses tem como segunda língua o inglês, por isso, é só chegar com jeitinho que eles ajudam e são simpáticos.
- Andar de metrô é a melhor opção, pois o transito em Paris é caótico.
- Cuidado com as bolsas no metrô e igrejas.

**Esta viagem me marcou e estará sempre na memória...ai, ai....

2 comentários:

  1. Vivi,

    Adorei o post da viagem, dei muitas risadas. Acho que você poderia postar fotos!!!! Fiquei com muita vontade de ver os passeios! Aguardando, ansiosa, a nossa viagem!!!

    Bjs, Denise.

    ResponderExcluir
  2. Que bom amiga! :-)

    Adoro saber que se diverte com minhas histórias...

    *Semana que vem sairá o post da nossa viagem.

    Bjos.

    ResponderExcluir

Fernando de Noronha - PE

Ai, ai, .... finalmente chegou o dia de conhecer o paraíso!!! Férias, sua linda, seja bem vinda, trazendo no roteiro o grande paraíso...